Você viu aqui no gamingworld que o PlayStation 4 pode chegar em 2012. Mas será mesmo que a Sony planeja lançar um novo console ano que vem? Nossa equipe estudou o caso e encontrou cinco motivos que podem impossibilitar esse rumor de se transformar em realidade.
#01 -- Ciclo de vida
Desde o lançamento, a Sony garantiu que o PlayStation 3 seria um videogame com um ciclo de 10 anos de vida. Os principais motivos para essa escolha foram os altos custos em pesquisa e desenvolvimento do console que, caso você não lembre, foi lançado por um preço altíssimo e subsidiado pela empresa japonesa por um bom tempo até começar a dar lucro. Se a Sony seguir com os planos, o PS3 só receberá um sucessor após 2016.
#02 -- PS Vita
Lançar um novo hardware não é barato. É preciso muitos investimentos em pesquisa, desenvolvimento, marketing e diversos de outros custos pesados -- até mesmo para uma empresa como a Sony. E o lançamento do novo portátil PlayStation Vita, que chega ainda em 2011, com certeza terá esses custos todos, o que torna a ideia de lançar outro hardware no ano seguinte algo bem arriscado para a Sony.
#03 -- PlayStation Move
Em 2009, a Sony adotou nova tática para ganhar uma outra fatia do mercado: apostar nos jogadores casuais. E por isso ela lançou um controle com sensores de movimentos semelhante ao do Wii, o PlayStation Move. Com o Move, a Sony adicionou uma nova experiência para o PlayStation 3 e assim como a concorrente Microsoft, investiu uma grana alta em marketing esperando ampliar a vida útil do console com a novidade. Caso a Sony lance mesmo um sucessor para o PS3 em 2012, com certeza ele terá suporte total ao Move, já que “matar” um produto com apenas dois anos de idade seria contraditório para uma empresa que até hoje fala de PlayStation 2.
#04 -- Salto tecnológico
Para realmente fazer sentido, um novo console precisa ter um grande diferencial, e no caso da Sony isso sempre foi sinônimo de poder gráfico e convergência de mídias. Mas como conseguir um salto tecnológico realmente perceptível sendo que a tecnologia gráfica já está chegando em um momento onde as mudanças são muito mais sutís que antigamente? Um PlayStation 4 com gráficos apenas melhorados não chamaria atenção. Logo, seria preciso mais tempo para pesquisa.
#05 - Tempo de pesquisa
Já que o salto tecnológico é um desafio muito maior atualmente do que era em 2006, a Sony precisaria de muito tempo de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias -- e isso é caro. Mesmo ela já tendo dado indícios que está desenvolvendo o sucessor do PS3, essa fase de desenvolvimento pode demorar muito mais do que ela e principalemente nós esperamos.
Fonte:http://info.abril.com.br/
0 comentários:
Postar um comentário